Notícias

SES-RJ realiza Oficina para impulsionar Vigifluor no Estado fluminense

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realizou, em 17/2/2016, a Oficina de Apresentação do Projeto Vigifluor para os municípios fluminenses, sob coordenação das doutoras Mara Demier e Elisete Casotti. 
Participaram 21 coordenadores de saúde bucal,  11 profissionais ligados à vigilância em saúde e sete professores e/ou coordenadores de curso de odontologia, abrangendo  23 dos 37 municípios com mais de 50 mil habitantes do Estado do RJ.
No período da manhã, o professor Paulo Capel Narvai, coordenador geral do CECOL/USP, e integrante da coordenação nacional do Projeto Vigifluor, fez uma explanação sobre a atualidade da luta pela fluoretação das águas de consumo humano, como parte das lutas pelo direito à saúde e o SUS, e sobre a necessidade de se desenvolverem ações de vigilância sanitária sobre essa medida.
O turno da tarde iniciou com uma exposição da Secretaria de VISA da SES-RJ que apresentou o SISAGUA, alguns dados do Estado e a problemática da vigilância da qualidade da água no RJ. 
Em seguida os municípios foram divididos por região (com a IES do respectivo território), e com o apoio das referências regionais da Área Técnica de SB foi realizado um diagnóstico rápido da situação dos sistemas de abastecimento de água e soluções alternativas coletivas, a fluoretação e as dificuldades e facilidades em operar as ações previstas na metodologia do projeto Vigifluor.
A avaliação geral é que a Oficina foi bem sucedida e contribuiu para a implantação do Projeto Vigifluor no Rio de Janeiro.
Na sequência da Oficina outros municípios aderiram e atualmente são 29 os que estão realizando atividades, credenciando e habilitando seus respectivos Agentes Vigifluor no sistema vigifluor e, desse modo, aprimorando seus mecanismos de vigilância da fluoretação, com apoio da SES-RJ e da coordenação nacional do Vigifluor.