Notícias

Rede Vigifluor avança em MG

As articulações para tecer a Rede Vigifluor em MG seguem avançando. Em 5 de julho de 2018 a Profa. Dra. Juliana Faquim, da UFU, participou pela de um evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), no âmbito do Programa "Aliança Estratégica", apoiado pela Fundação da Amparo à Pesquisa de Mingas Gerais (FAPEMIG). O objetido do referido programa é aproximar as ações do Estado mineiro com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) visando à promoção do conhecimento científico como estratégia para transformar a vida das pessoas, através da busca de soluções para demandas diversificadas em Minas Gerais.

Um dos eixos do Programa Aliança Estratégica, que contam com financiamento, se refere a projetos de ensino, pesquisa ou extensão que colaboram e apoiam políticas públicas. De acordo com a professora Juliana, da coordenação estadual da Rede Vigifluor em MG, "o projeto de monitoramento dos teores de flúor nas águas de abastecimento público do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como primeira etapa de uma iniciativa que tem o objetivo de alcançar todas as regiões de Minas Gerais, foi apresentado na ocasião ao Programa Aliança Estratégica".
Para viabilizar o projeto, a professora conta que foi firmada "parceria entre s ESTES/UFU e UEMG/Frutal, uma vez que o Programa requer parceria com uma Universidade Estadual e o cronograma prevê a apresentação do projeto à SEDECTES/FAPEMIG em setembro de 2018". A professora Juliana Faquim enfatizando também que  "apesar do eixo principal da pesquisa ser o monitoramento do Flúor, a pesquisa terá seu escopo ampliado, uma vez que integram a equipe pesquisadores que têm interesse na vigilância de outros componentes, como Lítio, Nitrato, Crômio e Bário e alguns tipos de agrotóxicos". Com isso, busca-se ampliar a participação de profissionais da SES-MG "envolvidos como referências estaduais, laboratórios e setores de vigilância, com o objetivo de institucionalizar o heterocontrole evitando que fique restrito a um projeto de pesquisa com duração definida", concluiu.