CECOL/USP recupera e digitaliza documentos históricos sobre a fluoretação da água no Brasil

Em outubro de 2018, Baixo Guandu, no Espírito Santo, registra o 65º aniversário da fluoretação de água de abastecimento, iniciada de modo pioneiro naquele município capixaba no dia 31/10/1953. Trata-se de um marco de inestimável valor histórico, conforme amplamente registrado na literatura científica sobre o tema. Para, de algum modo, comemorar o fato, o CECOL/USP, Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal recuperou, digitalizou, incorporou ao seu acervo e oferece aos profissionais das áreas de saúde e saneamento, mas também aos estudantes e pesquisadores, dois documentos que registram a experiência de Baixo Guandu.

Um desses documentos é a Dissertação de Mestrado intitulada "Fluoretação de Água no Brasil: Análise Sócio-Econômica e Cultural", apresentada por Carlos José Magalhães de Melo à Escola Nacional de Saúde Pública em 1967. A versão que ofecemos aos leitores foi publicada em livro, dois anos depois, em 1969, pela Editora Livraria Regina, de Aracaju, SE. Para acessar e baixar o documento, em formato pdf, clique aqui

O outro documento que disponibilizamos neste site do CECOL/USP é uma reportagem assinada por ninguém menos do que o consagrado cronista Rubem Braga, intitulada "Água Para Dente São", em que o premiado escritor relata a experiência de Baixo Guandu. Publicada em 19/7/1964 no 'Jornal do Brasil', a reportagem traz a inusitada informação de que Rubem Braga estava em Baixo Guandu no dia 31/10/1953.

A recuperação desses documentos, feita exclusivamente com recursos proporcionados pela Faculdade de Saúde Pública da USP, foi possível graças à generosidade da Profa. Dra. Maria do Carmo Matias Freire, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), que cedeu ao acervo do CECOL/USP os documentos originais provenientes do arquivo pessoal do Prof. Dr. João Batista Gonçalves, falecido em 2017. Para acessar e baixar a reportagem de Rubem Braga, em formato pdf, clique aqui.