Notícias

Recuperado mais um relatório técnico sobre fluoretação da água no Brasil: São Carlos, SP, 1974-85

O Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL/USP) mantém, desde a sua criação, e atualmente com recursos próprios, um programa de busca, identificação e recuperação digital de documentos de interesse para profissionais de saúde, estudantes e pesquisadores, sobre a fluoretação das águas de abastecimento público no Brasil. Por meio desse programa, vários relatórios técnicos, dissertações e teses, artigos em periódicos científicos que deixaram de ser publicados ou que não digitalizaram seu acervo, dentre outros materiais, vêm sendo recuperados e incorporados ao acervo do CECOL/USP e disponibilizados para acesso público gratuito. 
Estão disponíveis, dentre outros, o livro "Fluoretação de Água no Brasil", baseado na dissertação de mestrado apresentada por Carlos José Magalhães de Melo à Escola Nacional de Saúde Pública em 1967 e a reportagem de Rubem Braga, intitulada "Água Para Dente São", em que o premiado escritor relata a experiência de Baixo Guandu. Publicada em 19/7/1964 no 'Jornal do Brasil', a reportagem traz a inusitada informação de que Rubem Braga estava em Baixo Guandu no dia 31/10/1953.
Em maio de 2020, foi recuperado e digitalizado o relatório técnico feito pelo Dr. Sade Jamal relativo a onze anos de fluoretação da água em São Carlos, SP, no período de 1974 e 1985. O documento está disponível aqui.