Notícias

Município interrompe a fluoretação da água na Paraíba

A fluoretação da água vinha sendo executada em Alagoinha na Paraíba, desde 2006, mas foi interrompida em algum momento no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017.

O município, com aproximadamente 14 mil habitantes, localizado a 84 km da capital do estado, na microrregião de Guarabira, era o único da Paraíba que vinha tendo suas águas fluoretadas.

Embora a interrupção do benefício preventivo contra a cárie não tenha sido determinada por decisão oficial, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicado na 'Revista de Odontologia da UNESP', constatou o fato.

O trabalho, cuja íntegra está disponível aqui, detectou que em 90,3% das 72 amostras da água de abastecimento público, coletadas entre os meses de outubro de 2016 e setembro de 2017, o ajuste da concentração de fluoreto estava abaixo dos níveis recomendados para prevenção da doença.

A interrupção deixa sem acesso ao benefício preventivo 100% da população de Alagoinha. Embora a cidade conte com uma estação de tratamento de água que abastece toda a população, sofre as consequências da escassez de água na região, uma dificuldade compartilhada por vários outros municípios do Nordeste brasileiro.

Isto não atenua, porém, o fato de que a interrupção da fluoretação é uma má notícia, pois aos 5 anos de idade apenas 21,3% das crianças não tinham cáries em 2009 e registravam, 4,45 dentes, em média, atingidos pela doença. Em 2010, a média nacional foi de 2,43 dentes atingidos pela doença nessa idade, com 46,6% livres de cárie.