Notícias

EUA fixam meta para cobertura da fluoretação da água até 2030 e apresentam nova tecnologia para microssistemas rurais

A Divisão de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças do 'US Department of Health and Human Services', do governo dos Estados Unidos da América (EUA) fixou metas em saúde para aquele país, a serem atingidas até 2030. Algumas dessas metas se referem a objetivos relacionados direta ou indiretamente com a saúde bucal. Uma delas se refere à fluoretação da água de abastecimento público. 
 
Os EUA têm 72,8% da população beneficiada por essa medida preventiva da cárie dentária, com impacto também sobre outros agravos à saúde bucal, considerado os dados de 2016, utilizados como linha de base das referidas metas. 
 
O objetivo é chegar a 2030 com essa porcentagem atingindo 77,1%.
 
Uma das principais dificuldades das autoridades de saúde pública daquele país são os microssistemas rurais. Estima-se que sejam aproximadamente 32 mil sistemas, abrangendo cerca de 19 milhões de pessoas.
 
Para apoiar essas comunidades a atingir a meta, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) apoiou o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora e de baixo custo para superar dificuldades operacionais para viabilizar a fluoretação nessas situações, baseada em método similar ao empregado para a cloração de piscinas, utilizando fluorsilicato de sódio. 
 
A tecnologia pode ser empregada para microssistemas que atendam de 50 pessoas a 10 mil pessoas. A notícia está em inglês no site do CDC. Para ler, clique aqui