Notícias

Publicação do CRO-SP divulga Parecer Técnico-Científico do CECOL/USP sobre fluoretação da água

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) divulgou no 'CROSP em Notícia', publicação oficial da autarquia, notícia sobre o Parecer Técnico-Científico produzido pela Equipe de Pesquisadores do Centro Colaborador em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL), órgão ligado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). 
 
Em sua edição número 166, de maio de 2021, o ‘CROSP em Notícia’ afirma, reiterando o parecer do CECOL/USP, que apesar de “questionamentos sobre a necessidade de se manter o ajuste da concentração do fluoreto na água de abastecimento, visto que hoje há produtos dentais fluoretados mais acessíveis e aceitos” a manutenção dessa política “é a tecnologia mais efetiva e segura para a prevenção da cárie dentária, com o benefício de poder ser implementada em larga escala”.
 
Reafirma ainda que o processo de fluoretação da água de consumo não apresenta riscos para a saúde pública – sendo que pesquisas contemporâneas sobre o emprego dessa medida não encontraram associação com qualquer efeito adverso (notadamente câncer, osteoporose, autismo, aborto, anomalias congênitas, entre outros) e que o único efeito adverso conhecido até o presente e desde o início do século XX é a “fluorose dentária em graus leve e muito leve, sem significado clínico”.
 
O ‘CROSP em Notícia’ é publicado pela autarquia paulista dos cirurgiões-dentistas há 25 anos. A edição de maio de 2021, com a matéria completa sobre o Parecer do CECOL/USP pode ser acessada clicando aqui.