Notícias

Mato Grosso do Sul: água fluoretada chegará a mais seis municípios do Estado

O Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água, instituído pelo Governo de MS, e  que conta com participação do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS) informa que em reunião realizada no início de agosto de 2021, a Sanesul anunciou que deverá ampliar a cobertura da fluoretação do abastecimento de água para mais seis municípios de Mato Grosso do Sul, beneficiando mais de 152 mil pessoas.

 
Os municípios que passarão a contar com a fluoretação são: Sidrolândia (60.000 habitantes), Miranda (28.000), Anastácio (25.000), Sete Quedas (11.000), Porto Murtinho (18.000) e Guia Lopes de Laguna (10.000).  A previsão é que o sistema de fluoretação seja disponibilizando ainda no segundo semestre deste ano. Essa é uma importante conquista para a saúde pública no Estado.
 
Em nota oficial, o CRO-MS considerou uma conquista a ampliação da cobertura da fluoretação naquele Estado e informou que o CRO-MS vem dedicando esforços ao tema deste setembro de 2020. “Nós estávamos buscando formas de ampliar a fluoretação no Estado. Convidamos algumas entidades responsáveis pelo assunto para mostrar alguns dados e falar sobre a importância e acabou sendo criado o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água. Agora, a fluoretação será ampliada e isso irá proporcionar mais qualidade de saúde bucal para a população”, dissea presidente do CRO-MS, Dr. Silvânia Silvestre.
 
O debate surgiu a partir de uma iniciativa do CRO-MS, com base em um estudo sobre a fluoretação realizado pelo cirurgião-dentista, Rafael Aiello Bomfim, em sua pesquisa pós-doutorado, realizada na Faculdade de Saúde Pública da USP.
 
Embora, exista a Lei Federal 6.050, de 1974, que dispõe sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água de abastecimento público, dados fornecidos por órgão oficiais, como o SNIS (Sistema Nacional de Informação Sanitária), no ano de 2019, apontavam que apenas 19 das 79 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul contavam com a fluoretação da água.