Notícias

Associação Internacional para Pesquisa Odontológica (IADR) reafirma apoio à fluoretação da água de abastecimento público

A Associação Internacional para Pesquisa Odontológica (International Association for Dental Research - IADR) atualizou em 16 de junho de 2022 sua posição de apoio à fluoretação da água de abastecimento público. A IADR é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1920 sob a liderança de William Gies, que tem mais de 10 mil sócios individuais em todo o mundo e conta com seções organizadas em vários países. No Brasil, desde 1988, a representação da IADR é feita pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

A primeira manifestação oficial da IADR sobre o assunto foi adotada em 1979 e reiterada em 1999. Para a IADR, a fluoretação é uma intervenção segura, eficaz e de baixo custo frente aos benefícios para a prevenção da cárie dentária e para a redução das desigualdades em saúde.

Fundamentada na melhor evidência científica, a fluoretação é o ajuste da quantidade de flúor nos sistemas de abastecimento, sem efeitos colaterais sistêmicos para a saúde. A IADR apoia o controle externo independente para monitorar a concentração de flúor na água considerando os desafios associados para assegurar a qualidade da provisão da medida.

A IADR encoraja os profissionais de saúde bucal a sensibilizar o público em geral e os formuladores e responsáveis pela implementação de políticas públicas, em cada país e localidade, e também a conduzir programas de educação para capacitar os cidadãos na defesa da saúde bucal, a fim de enfatizar a eficácia da fluoretação da água na prevenção da cárie dentária e combater a desinformação em torno do problema.

Clique aqui para ler, na íntegra, a declaração que expressa a posição científica da entidade. Se preferir ler em português, clique no botão "Language", no alto da página principal do site, e selecione "Portuguese", na lista de opções (drop list) que se abre.