Notícias

Nottingham, na Inglaterra, anuncia início da fluoretação da água

Nottingham, a cerca de 250 km ao norte de Londres, com aproximadamente 330 mil habitantes, dará início à fluoretação das águas de abastecimento público. 
 
A medida foi anunciada pela prefeitura local em 6 de setembro de 2023. 
 
A decisão tem base em uma pesquisa epidemiológica, realizada em 2022, que mostrou que “34,2% das crianças de cinco anos na cidade tinham sinais óbvios de cárie dentária, em comparação com 23,7% no resto do país”. 
 
O índice ceod, que avalia a ocorrência de cárie em dentes decíduos, registrou a média de 1,3 para crianças de cinco anos de idade residentes em Nottingham, enquanto a média da Inglaterra, em 2022, foi de 0,8. 
 
Essa desigualdade de Nottingham em relação à Inglaterra havia sido constatada em inquéritos populacionais epidemiológicos realizados em 2015/16, e persistiu na pesquisa de 2022. 
 
De acordo com a prefeitura de Nottingham, a adição de flúor à água de abastecimento público pode contribuir para resolver ou pelo menos diminuir essa desigualdade, pois o mineral, de ocorrência natural, fortalece a superfície externa dos dentes, tornando-os mais resistentes à cárie. 
 
A medida é recomendada pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, que a considera uma “intervenção de saúde pública eficaz e segura”.
 
Mais informações sobre o anúncio oficial estão disponíveis aqui.