Notícias

Em segunda chamada FSP/USP oferece bolsas para graduandos em oito estados do país

Esta segunda chamada destina-se aos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará, Piauí, Acre, Rondônia e Roraima. Um total de 8 vagas de bolsistas para alunos de graduação está sendo ofertado pela Faculdade de Saúde Pública da USP, por meio do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL/USP) e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). As vagas são vinculadas ao projeto "Uso de Fluoretos em Saúde Pública: Produção e Qualificação de Instrumentos para Vigilância da Saúde Bucal", conduzido em âmbito nacional pela Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

A bolsa, uma por estado, destinará um valor de R$ 2.400,30 (pagos em 3 parcelas durante 3 meses) até 7.200,90 (9 parcelas durante 9 meses), para uma carga horária de 10 horas semanais.

Durante a vigência do projeto, a instituição a qual se vincula o curso, colocará à disposição do(a) bolsista um computador com acesso à internet para realizar tarefas relacionadas ao projeto. Deve ainda participar de treinamentos e reuniões do projeto, realizar registros em bancos de dados, acessar e tabular dados, proporcionar informações sobre o projeto para órgãos e entidades governamentais e não governamentais de abrangência estadual e municipal ligados à saúde, ao saneamento e ao meio-ambiente, participar no apoio à organização de eventos técnico-científicos voltados ao uso de fluoretos em saúde pública, com ênfase para a fluoretação da água de abastecimento público.

Um relatório parcial, após 3 meses, e um relatório final após 9 meses de recebimento da bolsa deverá ser redigido e apresentado pelo bolsista, bem como um resumo do desenvolvimento do projeto para apresentação em eventos e para publicação no Boletim Informativo da Rede Vigifluor (ISSN 2675-8326).

Os detalhes para o orientador submeter uma proposta estão aqui. É necessário (1) uma carta de apresentação sucinta, explicando suas expectativas e a motivação para participar do projeto; (2) histórico escolar da graduação; (3) comprovante de participação ou da família em programas sociais mantido pelo governo federal, estadual ou municipal, se for o caso; (4) Plano de Pesquisa elaborado pelo(a) orientador(a); (5) Currículo Lattes do(a) orientador(a).

O prazo para envio da proposta é 15/03/2024 para o e-mail da Secretaria Executiva do CECOL/USP <cecolusp@usp.br>